Eventos da Sociedade

Fique por dentro!

SIGradioMG


O encontro mensal da SRMG

Há 3 anos, a SRMG promove mensalmente o SIGradioMG – SIG de Special Interest Group, nome criado pelo Google para criar grupos de discussão. Em Medicina, a troca de informações é extremamente importante, sendo mecanismo fundamental para disseminar conhecimento. Sendo assim, a discussão de casos entre os médicos ocorre em todos os grandes centros, propiciando aperfeiçoamento profissional, o que resulta em melhor cuidado aos nossos pacientes.

A importância da discussão de casos médicos

Tal prática foi instituída em grandes centros europeus já no século XIX, onde o papel da revisão sistemática dos casos médicos, avaliando todos as nuances e alterações encontradas tornou-se bastante valorizado, revelando aos médicos que além das queixas do paciente e de alterações do exame físico era necessário investigar alterações nos órgãos, ou seja, além da aparência externa era importante, conhecer a intimidade das vísceras.

Daí nasceu o famoso aforisma “você só dá bom-dia a quem você conhece”, que quer dizer que os médicos têm que ter um grande conhecimento das características das diversas moléstias para reconhecê-las quando encontrá-las.

O que é o SIGradioMG?

O SIG foi criado com este intuito: são apresentados casos clínicos constando de história médica resumida e alguns dados laboratoriais, bem como imagens de radiografias, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética – sem revelar o diagnóstico final. Segue-se discussão entre os participantes, que aventam hipóteses diagnósticas, ou seja, fazem o diagnóstico diferencial, desde o mais provável até o mais raro.

Em seguida, o apresentador do caso revela o diagnóstico definitivo, que pode ter sido obtido por biópsia, cirurgia ou acompanhamento prolongado.

Confidencialidade e Temáticas do SIGradioMG

É importante ressaltar que os pacientes não são identificados, isto é, seu nome é oculto. Apenas dados importantes para o diagnóstico, como sexo, idade e, por vezes, profissão e procedência são revelados (estas últimas porquê algumas doenças tem ligação com a atividade laboral ou tem prevalência aumentada ou exclusiva em algumas regiões). Nos primeiros dois anos, as reuniões focaram em casos radiológicos envolvendo moléstias do abdômen e tórax, sendo as reuniões no auditório do CRM-MG.

Reuniões durante a Pandemia

Desde 2020, devido à pandemia, as reuniões presenciais foram suspensas, tornando-se virtuais pelo aplicativo GoToMeeting. O que poderia ser uma desvantagem tornou-se uma grande vantagem, pois possibilitou a integração de serviços das maiores cidades de MG.

SIGradioMG: quem participa?

Atualmente, participam destas reuniões colegas de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba, trazendo importante contribuição às discussões, reforçando o alto nível da Radiologia e Diagnóstico por Imagem em nosso Estado, com grande audiência de colegas radiologistas e ultrassonografistas, tanto médicos residentes quanto especialistas.

Outros Grupos de Discussão

Este ano foram criados mais dois grupos de discussão:

– O de Neurologia, coordenado pelo Dr Carlos. Magno, e o Músculo-esquelético, coordenado pela Dra. Raquel Del-Fraro.

– O grupo de Abdômen e Tórax tem coordenação compartilhada pelo presidente da SRMG, Dr Rogério. Augusto Pinto da Silva, Dra. Claudia Juliana de Rezende, Dra. Luciana Costa-Silva, Dr. Bruno das Neves Souza e Dra. Ana Paula Campos Rocha.

As reuniões ocorrem entre os meses de fevereiro à dezembro. Por padrão, acontecem durante as segundas-feiras às 19h30, exceto quando coincidirem com feriados.